segunda-feira, março 20, 2006

Corajosa!



A Zaka faz dois anos em Setembro deste ano. No terceiro cio, decidimos pela vinda da nossa própria filha e as características desta cadela, arranjar-lhe um marido da mesma raça e emprenhar. Assim aconteceu. Algumas idas à casa do namorado para namorarem, e ao fim de dois meses a Zakita deu à luz 7 lindas crias da sua primeira ninhada. Morreu apenas um, o que e segundo o veternário é raro, já que ele me tinha preparado para perder cerca de 50% deles.
O bonito desta estória é que, a Zaka inicia o seu parto numa sexta feira 3 de Março, eu passei a noite com ela a dar-lhe apoio (quando acabou de sair a rapaziada toda, mudar a toalha, retirar o que não sobreviveu, fazer festinhas e dar carinho), com a minha barriga prestes a explodir. Sábado durante o dia, a minha menina começa a dar sinais de vinda. Talvez o cheiro das placentas, do nascimento, do cuidar, do instinto. Não sei.
Sei que eu tinha a cesariana marcada para a Segunda-feira seguinte e em vez de arrancarmos no Domingo, fomos no Sábado com receio que acontecesse.
Foi duro deixar a minha zakita sozinha, com algum receio de rejeição e perder mais crias. Mas nada. A Zaka foi durante a semana toda que estivemos nós a dar à luz, uma mãe exemplar, cuidando e fazendo crescer as suas.
Sem margem para dúvidas a minha cadela mostrou ter uma coragem que eu própria não tive, já que optei pela cesariana e não me atrevo a comer as fezes da minha filha!!!
Como podem ver, nasceram uns filhotes todos giros.

3 comentários:

Madalena disse...

E logo este ano, que me parece que é o ano do Cão!!!!!
Deixei-te uma prenda para a Stela, lá no Chora....
Beijinhos, Passadita.

Nelson Reprezas disse...

Quando acabares a mamada e de mandares sms tens uma história também no Senda das Beiras.
estragam-te com mimos
:))
beijos ratões

Su. disse...

que dizer, desepareces-te e soube q estás(?) doentita... melhor??

e apercebi-me mais uma vez q as cores por aqui continuam a mudar... sinto um sol mais quente, um sorriso diferente.

Bravo grande mulher!

haja muita cor na tua vida!

Beijos á bébé linda, á Zaca e respectiva continuação, e para ti claro... beijos.