domingo, março 19, 2006

Uuuuuaaau!

Tenho andado apaixonada! Tenho andado a dar de mamar, militantemente de 2 em 2 horas. Tenho andado embasbacada e tenho andado sem tempo. Tenho andado com muito sono e extremamente cansada. Tenho andado a mudar fraldas como se de água estivesse a beber. Tenho andado a cuidar de um ser que passou a pertencer ao mundo e na verdade não se nasce com o papel de mãe ensinado, fora algumas questões puramente instintivas que nem a minha zaka.

Ela nasceu a 7 de Março, por cesariana. Processo que durou 30 minutos e o que impressionou fora a operação em si e que me valeu ter informado antes (isto para demorar o menos possível porque o que eu pqueria mesmo era a minha filha nos braços), foi o grito gritante, aquele primeiro que a minha filha deu. Foi o respirar da vida e anunciar a sua chegada com todo o pulmão em força, fez impressão. E aqui caiu a minha primeira lágrima. A epidural é um caso a pensar. Anestesista que me garantiu por estatística que apenas 1 em 20mil é que acabam numa cadeira de rodas (!?), e decisão de a tomar valeu para ouvir aquele grito. Eu não me mexia do peito para baixo e só poedia a minha fofa, que deram apenas para o beijo e seguiu para os testes com o pai enquanto eu tive que "gramar" uma hora inteirinha de observação - coração, tensão e estado emocional. Aguentei que nem uma senhora essa hora interminável, porque eu queria colocar a fofa no peito, logo.

Ela nasceu com 36 semanas e anunciaram-me que "se calhar não vai querer mamar" e o certo é que das 6 cesarianas feitas, todos os bébés nasceram com maior peso e as 40 semanas feitas e nenhum deles quis mamar, vinha tudo de pança cheia. A minha não, veio sôfrega de leite, de vida e de calor humano. Eu bem a mandava para o berçario para descansar um "pouquinho" e ela abria a goela, só queria mãe e mama. Não fez incubadora, veio saudável e espirra desde o primeiro dia sem ter a gripe.

Ambas tivemos alta em 3 dias.Fomos as primeiras a sair do hospital das ceasrianas do mesmo dia. Nasce às 9am de terça feira e sexta feira estavamos a caminho de Maputo, de casa. Sei lá que milagre se deu aqui, mas eu curei-me rapidinho, perdi os kilitos todos numa semana e neste momento concentro-me em sobreviver ao cansaço e normalizar o imprevisível.

A presença do pai foi fenomenal. Achava eu que seria pesada "a cena" mas ali esteve de pedra e cal, fotografando tudo e com um sorriso que eu nunca pensei poder ver ou existir num pai, num ser por outro ser. Sinto muito por todas as mulheres que não têm este apoio e carinho nesta hora. Estou mais do que certa que me ajudou a sarar tudo muito rápido.

Este post custou, duas mamadas, muitos beijos e 4 fraldas.

A todos os que nos deram mimo obrigada. próximo post é da zaka!

15 comentários:

RjL disse...

Parabéns aos pais pela filha liinnnddddaaa que puseram neste mundo. Toda a felicidade do mundo para vcs!

Madalena disse...

Passadita muito muito querida, é tão bom saber de ti assim, com as tuas palavras felizes, com os teus sentimentos em estado absolutamente puro. Obrigada! Foi a própria Stela que escolheu a tua barriga para ser a melhor barriga do mundo onde ela queria nascer! Eu sei!!!!
(Apesar de termos sido bem informados de tudo pelo avô babado!)
Mil beijinhos é pouco, não é? Muitos mil, então!

100nada disse...

Chego através do JPT, para deixar os meus votos de muitas felicidades. São uns dias de cansaço e deslumbramento em doses brutais: é a melhor coisa do mundo, um filho. Muitos parabéns. :)

Carlos Gil disse...

Muitos, muitos! Parabéns, e que linda é ela, e como tu o contas, tudo, de forma tão emocionada!
Milhões de beijos para vocês, milhões de felicidades!

Nelson Reprezas disse...

Nem vinte limões chagariam para azedar a bolha de mel em que estás a viver. :))
Que essa bolha perdure pelo resto da tia bida.
Beijos ratões:))

Pitucha disse...

Beijos para ti Passada e para a tua filhota.

Passada disse...

Menosad: de facto linda é, qual mãe babada e muito expressiva. Beijinho e obrigada pelo salto aqui.

Mada minha querida: chegou o tal de dia. Não consegui vir aqui tão excitada ando. Mas sei pelo babado dos comentários e ansiedade desse lado. Beijos gordos.

Laura: Foste escolhida para ser a avó global dela, já que um nascimento desta envergadura merece pelo menos ter uma avó. Beijinhos.

100nada: Conheço o teu blog e aprecio o estilo! Tens razão, é dose brutal de facto a todos os níveis. JPT é o blogard que me vai vendo pelas bandas.

Carlos Gil: Não andavas tu no interail??? Quando passavam o turno das enfermeiras nocturnas para diurnas no hpospital diziam no fim assim "mental and emotinaly stable..." :)

Espumante: Nem vinte limões, nem pontos, nem o ar que me deixaram na barriga, nem o útero e as dores tortas, torcicol de 10 dias ou a total falta de sono, ou mesmo a morfina que me fez viajar mas não desfocar da tua neta. Nada. Agora percebo o amor que me tens :)

Pitucha, arranquei para ter a filhota e andavas longe do teu blog. Já voltaste? Beijos muito calorentos para ti.

Xana disse...

É tão linda! Beijinhos para a família toda (Zaka e filhotes incluidos). Beijinhos

Passada disse...

Olá Xana
Nem sei como saiu toda esta rapariga da minha barriga mas enfim...já me convenci :)
Obrigada e beijinhos

jo disse...

Parabéns e toda a felicidade do mundo para vocês :o)

Passada disse...

olá jo, não o (a) conheço mas obrigada pela visita, felicidades são muito bien venu!

None disse...

Que alegria! E um beijo à mãe, bébé e ao pai.

Passada disse...

Olá L.
É mesmo uma alegria. Cada segundo que passa é o crescimento a acontecer e nós a não querer!!
Beijinhos

Carlota disse...

Muitos parabéns por este bebé espectacular!
Grandes beijolas e votos de muitas felicidades!
Aproveito, está claro, para agradecer o link e as visitas ao Lote 5.

Anónimo disse...

best regards, nice info Allegra and prednisone recorded funny answering machine messages Buy cheap oreck vacuum cleaner rating American express centurion card benefits Sandy's black pants Balmoral caravan awnings Caricature basketball High search engine positioning benin answering services margate florida dodge ramcharger junk yards Classic vw camper Atari 800 cartridge rom star raiders national kitchen and bath show