quarta-feira, janeiro 26, 2005

Passo-me!

Hoje um mês que a Tsunami da Ásia leva consigo 280 mil vidas, hoje 60 anos que o homem mais maqueavélico que Maqueavel aniquilou milhões de pessoas. Era viciado num cocktail de "energia", profundamente doente Hitler marcou este mundo pela brutalidade, frieza e calculismo da sua limpeza étnica. Apelamos para a tolerância, a fraternidade, a compaixão mas assumo que existem casos sociais que merecem a pena de morte. Hitler seria um sério candidato a ela. Pouco ou nada se fala na 2ª GGM (Grande Guerra Mundial), por razões que eu compreendo, mas quando vejo homens e mulheres que ao fim de 50 anos continua a deixar cair a lágrima ao lembrar-se do que passou e viu passar, a sequela mental dos atos deste homem horrendo dá vontade de perder toda a tolerância e fazer algumas asneiras. Pena é que já esteja morto...

Tenho o maior respeito e consideração por todos aqueles que sobrevivem a uma guerra, seja ela qual for e entendo as razões pelas quais muitos não quererão falar ou partilhar o que viveram e sentiram no meio dela. Será que não dava mesmo para acabar com esta treta de nos matar-mos uns aos outros?

Com isto e porque o presidente Americano mesmo a "proteger" todo o seu negócio, afundar aquele império consegue ser re-eleito? Leva-me a querer que o Santana Lopes vai fazer a mesma proeza em Portugal. Não se surpreendam.

Hoje é dia para lembrar a nossa história e perceber o que foi feito, como foi feito e para quê foi feito. Seria um absurdo pensar num novo Hitler a querer limpar etnicamente (apesar de hoje acontecer aqui em África com o Rhuanda, Burundi e até nos Zulus) a raça humana, e vermos a hostória (holocausto+história)a repetir-se. Quem é que nos garante que não acontece, mesmo?

Antes de ter estudado a História na escola, iniciei-me neste assunto com o clássico "Diário de Ann Frank" que por sinal foi responsável pela minha curiosidade histórica. A ela devo-lhe o meu interesse. Um catraia de respeito.

Que todos os pais e mães tenham a coragem de saber levar os seus rebentos pela história vergonhosa que muitas vezes nos caracteriza e que dela saibam aprender a ser tolerantes.

2 comentários:

Madalena disse...

Querida Passadita: gosto dessa força, dessa energia, dessa verdade... Ainda bem que vem de ti que és mais nova e garantes-nos assim um futuro onde não vão todos dizer que sim acefalamente.
Ainda bem que está morto o vilão, Passadita, ou então nestes sessenta anos já teria feito mais coisas horríveis do que aquelas que fez na época.
Quanto ao Santanito, também receio, mas... se for essa a vontade do povo!!! Mas receio e bem.
Já fui pelo menso três vezes à Normandia, duas delas em aniversário redondo: 40 e 50 anos de desembarque. Levei os meus filhos e acho que deve ter sido uma das melhores lições de História da vida deles (ainda por cima com um pai que é tipo enciclopédia ambulante!!!).
Chorei, eu que nem sou muito de chorar, nos cemitérios ingleses, sobretudo por causa das idades dos soldados mortos.
nenhuma guerra faz sentido, Passadita querida!
Mil beijinhos para ti!

Passada disse...

Mada querida, haverá sempre, sempre quem faça lembrar a hostória. Anda o canal Discovery, não sei se tens, a produzir a "História Virtual" utilizando efeitos impressionantes e tudo isto para nós termos uma pequena ideia ndo que seria o Hitler a dar uma ordem fria de execução, como foi aos "traidores de Hitler" ou o Churchill sempre enfiado na cama, enquanto o seu país era bombardeado pelos Nazis, ou até o ego de Staline ao ganhar terreno sobre a Polónia. Chorares? Mas tu és uma piegas que nem eu, traduziindo "pessoa sensível". Não é para todos. :)