segunda-feira, janeiro 17, 2005

Coconuts, Búzio AKA Minigolf.

Para os que daqui são, sabem bem a que me refiro. Para uns lá para os anos 70, era dos poucos sítios onde se podia alçar a perna, eu ainda um pouco catraia e a coisa tinha de ser muito bem negociada com os meus pais, caso não fossem. Durante estes útlimos 10 anos, o Búzio, como é carinhosamente conhecido, transformou-se várias vezes e mais recentemente acompanhado por um bar "Sixties" onde já me ía encaixando melhor, dado que nunca fui de raves. Em paralelo, foi abrindo um outro espaço o Mambo's Caffee essencialmente música cubana. Perto da mesquita na baixa e tem talvez dos pátios sul americanos mais inn da cidade. MAAAAAAAS, a recente remodelação a que o búzio foi sujeito encabeçado pelo Luis Moreira, um português conhecido daqui e daí, dos maiores responsáveis pela divulgação e promoção de música africana, colocou o nosso búzio na dianteira no que concerne a espaços de diversão nocturna e diunra, visto que e com a perceria da mCel (telefonia móvel) têm vindo a promover espectáculos todas as semanas mesmo à tarde. Passou a chmar-se Coconuts, com uma palmeirinha que nada diz do espaço que lá se encontra neste momento. Vamos dizer assim: sofisticado, muito inn, muito hot, bem cheiroso (não se riam, que esta factor é importante), uma decoração incrivelmente elegante, com toques afro-nova yorkinos, 5 bares internos, WC limpos, uma iluminação qb, e um palco delicioso. é hoje um espaço multi-usos de primeira mão com tudo o que tem de africano e que gosto. Continua a ser uma discoteca aberta, o ar circula. A noite Maputense continua a ser cosmopolita mas hoje já encontra sítio para abarcar um bom momento sem encontrões e empurrões para se estar. Estive ontem num concerto de affro-jazz, very nice sentada num sofá (ok, está certo que eu encontrava-me na zona VIP, sotão criado para o efeito), mesmo assim e olhando para baixo vi uma multidão de gente bem vestida, cheios de óculos de sol para os raios lunares decerto, mulheres aperaltadas e descascadas mas sem exageros, bicas de primeira e espaço para me mexer e muita "vib" que e aqui desculpem-me só aqui encontro, em áfrica. É que ontem foi Domingo. Sugiro vivamente que quem cá venha e se não arranjar convites e borlas, compre o bilhete de entrada para a melhor noite Maputense. Quando sentada ontem a ver tudo, passou um pequeno arrepio porque me lembrei de palavras que disse a meu pai a respeito de Maputo. O tempo das grades e da total falta de tudo, acabou e temo que muito dificilmente este ritmo seja parado. Concerto, música ao vivo, bar ou discoteca o Coconuts é hoje o melhor sítio da cidade para se curtir um pouco de música com qualidade e rodeada de qualidade. Os meus parabéns ao Luís e a todos os que o apoiaram, sim não posso esquecer do Izidine Faquirá, seu companheiro de guerra desde sempre.

1 comentário:

Nelson Reprezas disse...

Qual dia lá teremos o Rui Paredes a abrilhantar a festa :))))