sábado, dezembro 11, 2004

Natal Maputo, Natal Lisboa.

São profundamente diferentes, em tudo. Começo pelo de Lisboa que é o que me faz lembrar frio, pólo norte, pai natal, veados, gnomos little gnomos e bacalhau com fartura e o azeite também. As castanhas assadas preciosamente comidas como se de pássaro se tratassem os humanos, os cachecóis, pontas do nariz congeladas como o frigorífico da Madalena, as luzes nas ruas, frio e centro comerciais repletos de consumismo, a família que finalmente se junta. Dias que me agradavam pelo que puxava em mim, apetecia-me dar tudo ao mundo. O Natal aqui é praia, praia e muita praia. Mas ao longo destes 10 anos que aqui voltei que vamos vendo melhorias e desenvolvimento social neste campo, luzes da EDM na Eduardo Mondlane, as lojas em vez de grades já tem Pai Natal desenhado com aquele spray neve, o calor sente-se na espinha, no cabelo, na pele. A cidade vao "amouchando" o ritmo não muito rápido do ano que nos irá sair dos ombros, os vizinhos sul africanos a arregaçar as mangas com os dólares que lhe damos. Mas abriu há três dias atrás o GAME em Maputo a caminho da Costa do Sol e para quem conhece, sabe que esses dólares irão agora ficar por aqui mesmo. Mas Natal é Natal e para quem acredita nesta época sabe como é bom ver míudos à volta da árvore, excitadíssimos por saber que irão receber uma visita dum homem barbudo e vestido de vermelho. Adoro esta criança que vive dentro de mim e espero viverá sempre. Como também adoro andar de calções, t-shirt e uns chinelos pelos dias fora no Natal.

2 comentários:

Madalena disse...

É tão giro,M!
Eu tenho esses Natais na ordem inversa: primeiro o Natal de calor. Lembro-me de mim, com cinco anos talvez, a passear as bonecas dentro de um carrinho que o tal senhor das barbas me tinha trazido... (penso que da África do Sul)... e lembro-me do calor que fazia.
Mas a descoberta de não ser mesmo o tal senhor estragou tudo!!!
Era mesmo tontinha eu!
Beijinhos

Passada disse...

Nada tontinha M, apenas a magia desses tempos. Também eu comecei primeiro pelo calor e só depois fui parar ao frio daí, por essa razão optei por começar pelo oposto que tanta confusão me fez. Beijinhos para ti