sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Rescaldo do abalo

Não conheçço outra terra onde se tivesse vivido um abalo de 7.5 e haver tão poucas baixas: 2 mortos e 28 feridos. É no mínimo um fenómeno. A razão deve-se ao subdesenvolvimento. Não conheço outro terramoto que tivesse sido anunciado e que provocasse tão poucas baixas.

Nem tudo foi mau, além dos que sentiram na pele o terror nas alturas, verificaram-se na horas seguintes acontecimentos giros:

1. Maioria das pessoas com quem falei e que sentiram o abalo no r/c, pensaram que estavam a ser assaltados só tendo percebido que era um cismo quando viram as suas piscinas com mini tsunamis;
2. Maioria das pessoas com quem falei e que sentiram o abalo nas alturas pensaram que era o marido/mulher aos pinotes na cama;
3. A minha empregada mais nova pensou que eram ratos a empurrar a cama, muitos ratos;
os que não sentiram levaram algum tempo a acreditar e os que se encontravam longe gozaram;
4. O meu prédio tem há uns meses postos uns andaimes desde o r/c até ao 25º - nem um mecheu, mas no prédio em si foram abertas rachas e uma varanda caiu. Parabéns à Teixeira Duarte porque sabe colocar andaimes;
5. O Inst. nac. De Meteorologia dormia.....todo, não havia viva-alma para nos prestar algum conforto, informação;
6. Eu enviei por engano um sms que foi parar a um estranho e recebo como resposta a seguinte mensagem: “Depois da noite que passamos, com esse sono todo, falhar o número é muito normal. Como te chamas? Em que cidade estás? Tá tudo bem comvosco? Eu me chamo Vali Maputo. (delicioso......)
7. Os Americanos lançaram um maior panico do que os próprios Moçambicanos;
8. Foram vistos nos relatos feitos com sentido de humor – fenomenal
9. Descobrimos que pode acontecer em Moçambique um terramoto desta magnitude;
10. Nada funcionou no momento do abalo, principalmente os celulares, e devem ter tido na certa o maior volume de utilização, já que estava tudo vivo.
11. Logo após o abalo a Rádio de Moçambique tocava "Nora Jones".

Para terminar, a conclusão a que chegamos, mais pertinente é a de que não estamos minimamente preparados para uma calamidade. E muito mais preparados para os assaltos.

Sem comentários: