Como podem ter verificado no post anterior, sou uma incuravel amante da natureza.
Vivo em África já há muitos anos, sítio propício para se ver alguma bicharada, mas o leopardo foi até o fim de semana passado o único que não tinha ainda visto.
Chegados ao hotel, jantamos, descansamos e esperamos pelo dia seguinte. O tal do passeio há noite pelo Kruger.
O cenário estava mais do que preparado para mais um momento que só África me poderia dar. Assim que chegámos ao Gate de Malelane ia eu a caminho do WC (umas 500 mil vezes antes porque durante as 3 horas seguintes nem pensar em tirar a bunda do carro), ali estava a uns 20 metros (sem exagero e sem protecções) um elefante que nos cumprimentou deitando uma micaia abaixo, comer, olhar para nós e seguir caminho. Pronúncio!
Manada de búfalos, mais elefantes, rinocerontes e a noite já tinha caído. Andávamos de lanternas ou holofotes, chuva, raincoats e uma excelente boa vontade. É preciso gostar. Nada vimos próximas hora e meia.
Já de regresso, voltamos a pisar alcatrão e eis senão quando um leopardo, solitário atravessa o nosso carro, devagar seguro e aparentemente muito chateado. Não quis saber de nós para nada, comportamento estranho. Sabemos todos que este bicho lindíssimo é extremamente ilusivo.
Acabamos por parar para o ver seguir caminho até perder de vista este previlégio.
Passados 20 metros ou 30, apanhamos a razão de tanto desgosto do leopardo: uma hiena fêmea com a presa na boca. Todos sabemos que este bicho não caça, persegue os gatos e vai lá roubar.
Mas o que mais me impressionou, à luz do 4x4 foi ver estes maxilares mal cheirosos a carregarem uma gazela cerca de 1 km para ir ter com o marido e a ninhada, para simplesmente se por a comer tudo, sozinha e não deixar nem filhos nem marido sequer chegar perto.
Foi um espectáculo único com um leopardo único e uma hiena fêmea que me chateou pela sua natureza.
Voltamos para o hotel esgotados, satisfeitos com o que vimos e com vontade de vir um dia a ver uma caçada de leões a tratarem da sua barriguita.
quinta-feira, novembro 03, 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Nunca consegui ver o leopardo. Logo, estou cheia de inveja tua. Como costumo dizer, tenho um honesto sentimento de inveja...
Beijos para todos
Oh Pita
Mais fácil, barato, cómodo e até melhor é veres o National Geographic!! Eu acho que tenho inveja de mim mesma, ando aqui ainda a tentar acreditar que vi. :)
ps: de facto é um bicho lindo, ainda não entendi como é que se fazem casacos de animais!! Jocas
Enviar um comentário