quarta-feira, setembro 14, 2005

Disseram-me isto há 4 anos

"Sabes que para teu unguento, te posso contar que a tua geração sendo produto de convulsões sociais, dramáticas em alguns casos - Angola - abalos sismicos emocionais, facções, casas trocadas, novos países, novas casas, novos e ex-amigos recentes, novas e múltiplas famílias de faz de conta, novas línguas, origens desenraizadas, adaptações e desadaptações, solidão e mais solidão mas, ........ mais não estás a fazer que demonstrar a tua competência diria mesmo a tua especialidade em surfar no caos mantendo um charme de estabilidade, digno de qualquer narrador de estórias... (foste infelizmente treinada para isto!)

Como diria o poeta "...se eu vim ao mundo foi só para desenhar meus próprios passos na areia inexplorada e o mais que eu faça não vale nada..."

Tenho muito respeito e solidariedade pela tua força e acho-te uma caixinha de dor e de "tusa" nessa cabeça, mas também de imaginação e cansaço;

sabes que estás agora em ponto de rebuçado para seres Mãe?

RC

ps - vem agora a calhar

terça-feira, setembro 13, 2005

Grávida - Mudança 2

Creeeeeeeeeedo, dá-se vida dentro da minha própria vida.

As correntes

O Inc do Zero à Esquerda provocou-me com esta. Não sou nada de correntes, nunca o fui por impossibilidade de uma vida algo nómada que tive. Nem clubista, salvo o meu sporting claro. Mas porque foi o Inc que me pediu aquivão as respostas com duas pequenas variações:

1. As duas últimas questões - Albuns e músicas - faço do gosto do Inc o meu sem alterar uma vírgula. Gosto muito de música e de muita música fica complicado escolher. Assim as escolhas do Inc são todas boas.

2. Vou quebrar a corrente aqui, se quiserem podem insultar-me.


O que gosto +

Vida
Cultura / pessoas
Viajar
Animais / natureza
Música

O que gosto -

Maquievel
Violência (seja de que forma)
Guerra
Vício (mesmo o meu de fumar)
Descriminação

Aqui termino com o agradecimento ao Inc, e até à regresso.

:)

domingo, setembro 11, 2005

Grávida - Mudança 1

A primeira grande mudança e que se apresenta de uma forma algo insultuosa - passamos a ser umas to-be-mothers que não percebemos nada do assunto, nada sabemos. Deixamos de ser aquela persona que até percebems de alguma coisita, temos uma conversa interessante e viramos umas "bicho-do-mato" onde de repente viramos alvo de - atrevo-me - chacota. Vejamos:

"Tu deixaste de existir" (esta mata-me)

"Como está a grávida mais sexy da cidade?" (não tenho mais de palmo e meio e até sei ver-me ao espelho, pelo menos de acordo com os standards que me foram entregues pela sociedade)

"Agora é que vais ver como é..." (será que estou a pagar alguma coisa?)

"Viste, vais entrar para o clube"

"Olha, cuida bem dessas estrias. Tens o creme? Sabes qual é? Olha eu acho que devias utilizar este..." (esta também me mata).

"Já preparaste a mala para o parto? Já só faltam 7 meses e o tempo voa" (credo, acho que nos apressamos um pouco, não?)

"Aos 6 meses tens de pôr as orelhas à criança" (esta tradição é muito engraçada, não é?)

"Faz sexo." (Desculpe?)

"Vi num estudo que o sexo não é nada positivo para a tua criança" (Hum...)

"Tenho um monte de roupa que te posso dar" (cada barriga, uma barriga)

Eu podia continuar penso que eternamente desde que a minha veia literária o permita, mas nestes meses já ouvi de tudo.

A reter como grande mudança: deixamos de ser vistos como somos e isso não é normal.

domingo, setembro 04, 2005

Eu...

estou grávida e um dia destes vou partilhar as mudanças que se dão e que, penso eu, sejam subestimadas pela sociedade em geral e tomadas como "normais" dado o estado de graça, mas não são NADA normais, naturais sim mas não normais. Essa é a primeira grande mudança, transformação - tudo o que era normal deixou de o ser.

E hoje em plena cena de café, fui traída por um casal de amigos a quem chamei de "bufos" porque espalharam a notícia numa outra mesa onde se encontrava o JPT do Maschamba que afirma em jeito de pergunta, o seguinte:

"Estás passada?!"

A resposta é por demais evidente. Beijei-lhe as barbas grisalhas de conhecimento a agradecer os parabéns.