Foi estranho, muito. Ligo sempre pela manhã 07h00am noticiário de portugal e eis senão quando:
"Ministro dos Negócios Estrangeiros da África do Sul acaba de assinar um protocolo com Portugal para que a língua portuguesa seja utilizada como first language, nas escolas sul africanas, já a partir de 2006..."
O que o Excelso explica na notícia, é que o critério irá ficar nas mãos dos directores de cada escola. A decisão se coloca portguês como primeira língua, segunda, terceira ou....12ª (porque existem 12 dialectos oficiais na àfrica do Sul) será no final deles.
Mas o que é bom, interessante é este passo, África do Sul aquele país que se encontra entre uma Angola e um Moçambique.
Um passo dado para a lusofonia.
quarta-feira, maio 11, 2005
terça-feira, maio 10, 2005
O meu Sporting
Não dou a ninguém, tou numa de fazer birra. É que passaram tantos anos que me fizeram esperar por momentos que ando a viver, que parece nem ser verdade. Mais parece ainda que o Sporting ganha, ganha muito e há imenso tempo. Não é bem assim. Tenho estado à espera destas alturas em que não me deito à espera de garantir que passamos.
Lembro-me do senhor que ainda vendia a bica em Lisboa a 12$50...
Ganhamos ontem, com um livre de primeira. Aliás é preciso denunciar que tenho visto o futebol português sinceramente mais competitivo e de maior espectáculo. Menos o Benfica e o Porto que fizeram dois jogos (Penanfiel e Moureirense-que nem sequer sabia da sua existência) que mais parecia não serem os "grandes".
A intervenção do treinador do Guimarães foi interessante "aceito o resultado porque a equipa do sporting mostrou-se mais ofensiva".
Vamos agora esperar pelo clássico.
Lembro-me do senhor que ainda vendia a bica em Lisboa a 12$50...
Ganhamos ontem, com um livre de primeira. Aliás é preciso denunciar que tenho visto o futebol português sinceramente mais competitivo e de maior espectáculo. Menos o Benfica e o Porto que fizeram dois jogos (Penanfiel e Moureirense-que nem sequer sabia da sua existência) que mais parecia não serem os "grandes".
A intervenção do treinador do Guimarães foi interessante "aceito o resultado porque a equipa do sporting mostrou-se mais ofensiva".
Vamos agora esperar pelo clássico.
Publicada por
Passada
à(s)
terça-feira, maio 10, 2005
2 comentários:
Hiperligações para esta mensagem
segunda-feira, maio 09, 2005
Escola Portuguesa, Portugal e Portugueses
Juro, vou segurar a minha língua, mas há alturas em que se torna tão difícil perante o óbvio. A Escola Portuguesa em Maputo, um dos edifício mais bonitos sociais que por aqui andam (faça-se justiça), decidiu por manter a escola aberta, em funcionamento, a dar aulas a e a empregar trabalhadores, no feriado de 1 de maio!!! Que foi Domingo e a Lei diz que passa para a Segunda-Feira.
Denúncias, pais, encarregados de educação e estudantes ficaram mesmo chateados. Resultado, o Ministério do Trabalho aplicou e sancionou a escola em 30 salários de Moçambique por este gesto algo mal pensado pela sua Excia a Directora.
É que parece que foi avisada umas quantas vezes! Mas não bastava o senso comum?
Exponho:
1. Feriados portugueses, a escola fecha
2. Feriados internacionais a escola abre?
3. Feriados nacionais a escola abre?
Ya!!!!!!
Denúncias, pais, encarregados de educação e estudantes ficaram mesmo chateados. Resultado, o Ministério do Trabalho aplicou e sancionou a escola em 30 salários de Moçambique por este gesto algo mal pensado pela sua Excia a Directora.
É que parece que foi avisada umas quantas vezes! Mas não bastava o senso comum?
Exponho:
1. Feriados portugueses, a escola fecha
2. Feriados internacionais a escola abre?
3. Feriados nacionais a escola abre?
Ya!!!!!!
Publicada por
Passada
à(s)
segunda-feira, maio 09, 2005
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
A marginal de Maputo
Tem cerca de 8km (se não me engano) e é caracterizada pelo evoluir natural duma cidade. Para quem quiser começar na baixa, a 25 de Setembro passa primeiro por uma zona que nem pista de fórmula 1, com curvas de mónaco e muitos, muitos acidentes resultantes de excesso de velocidade, copofonia e falta de maturidade apenas (esta estrada encontra-se mesmo ao lado do mar o que significa que estará sempre para mais ou para menos húmida) e consequentes mortes, uma pequena muralha que vai ficando dia para dia mais destruída e uma beleza estonteante.
É de salientar que se encontra agora nesta zona um take away de sumo de cana de açucar, giríssimo - paramos o carro e o copo de sumo sai duma máquina tipo de carne moída. Um pequeno bar que parec ter dificuldade em "pegar", o naval e mais nada.
Mais lá para a frente, onde agora fica o Holiday Inn nasceram mais bares, restaurantes, cervejarias e é tabém onde clássicamente existe uma senhora que vende toalhas e peças em crochê penduradas numa corda entre árvores. Até esta zona a marginal não paresenta grande problemas, excepto na zona das curvas de mónaco onde a estrada está a ser comida por dentro pelo mar, e há cerca de uns meses abriu lá um buraco numa curva de 2m e o passeio fragilizado cedeu.
Do Holiday Inn para o Costa do Sol é onde se começa a ver as tais de árvores em pé suspensas apenas pelas suas majestosas e sustentadas raízes oferecendo assim excelentes imagens fotográficas.
O volume de trânsito aumentou drasticamente estes últimos 10 anos, creio arriscar dizer que Maputo não está preparada para tanto carro (hoje já temos hora de ponta e para quem conhece Maputo sabe que isso é fenomenal, em vez de eu levar 5 minutos a chegar ao serviço, levo agora 15m), este factor veio contribuir para o normal wear and tear da estrada, mas o que está a acontecer mesmo é o mar engolir a terra. Normal. E zonas há, a seguir ao cruzamento do Marítimo onde foi feita uma pequena ponte a seguir às cheias onde tem mais de areia do que de estrada.
Do Marítimo para o Costa do Sol e para além de um boom de construção (tenho que o dizer, de casas onde só vi em Miami) a estrada que separa o mar e estas casas vai reduzindo, reduzindo, reduzindo.
Cenário: ou ficamos sem uma grande parte desta marginal e que oferece um verdadeiro romario de hábitos e cultura (desde os casamentos, o desporto radical que é hoje praticado, as missas Ziónicas no mar, os fitipaldis, a pescadinha que ainda é vendida à berma, o Costa do Sol restaurante clássico e de belle epoque) ou este governo percebe que é necessário fazer alguma coisa.
Das imagens mais bonitas, paisagisticas que temos é o regresso pela marginal vindos do Costa do Sol, final de tarde onde parece estarmos a deixar um Maputo dos anos 60 e se começa a ver o skyline da cidade de cimento, e como não podia deixar de ser o sinal cores de espanha para os navios não baterem nesta curva de entrada para o porto de Maputo.
Esta não é porém uma prioridade.
É de salientar que se encontra agora nesta zona um take away de sumo de cana de açucar, giríssimo - paramos o carro e o copo de sumo sai duma máquina tipo de carne moída. Um pequeno bar que parec ter dificuldade em "pegar", o naval e mais nada.
Mais lá para a frente, onde agora fica o Holiday Inn nasceram mais bares, restaurantes, cervejarias e é tabém onde clássicamente existe uma senhora que vende toalhas e peças em crochê penduradas numa corda entre árvores. Até esta zona a marginal não paresenta grande problemas, excepto na zona das curvas de mónaco onde a estrada está a ser comida por dentro pelo mar, e há cerca de uns meses abriu lá um buraco numa curva de 2m e o passeio fragilizado cedeu.
Do Holiday Inn para o Costa do Sol é onde se começa a ver as tais de árvores em pé suspensas apenas pelas suas majestosas e sustentadas raízes oferecendo assim excelentes imagens fotográficas.
O volume de trânsito aumentou drasticamente estes últimos 10 anos, creio arriscar dizer que Maputo não está preparada para tanto carro (hoje já temos hora de ponta e para quem conhece Maputo sabe que isso é fenomenal, em vez de eu levar 5 minutos a chegar ao serviço, levo agora 15m), este factor veio contribuir para o normal wear and tear da estrada, mas o que está a acontecer mesmo é o mar engolir a terra. Normal. E zonas há, a seguir ao cruzamento do Marítimo onde foi feita uma pequena ponte a seguir às cheias onde tem mais de areia do que de estrada.
Do Marítimo para o Costa do Sol e para além de um boom de construção (tenho que o dizer, de casas onde só vi em Miami) a estrada que separa o mar e estas casas vai reduzindo, reduzindo, reduzindo.
Cenário: ou ficamos sem uma grande parte desta marginal e que oferece um verdadeiro romario de hábitos e cultura (desde os casamentos, o desporto radical que é hoje praticado, as missas Ziónicas no mar, os fitipaldis, a pescadinha que ainda é vendida à berma, o Costa do Sol restaurante clássico e de belle epoque) ou este governo percebe que é necessário fazer alguma coisa.
Das imagens mais bonitas, paisagisticas que temos é o regresso pela marginal vindos do Costa do Sol, final de tarde onde parece estarmos a deixar um Maputo dos anos 60 e se começa a ver o skyline da cidade de cimento, e como não podia deixar de ser o sinal cores de espanha para os navios não baterem nesta curva de entrada para o porto de Maputo.
Esta não é porém uma prioridade.
Publicada por
Passada
à(s)
segunda-feira, maio 09, 2005
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
quarta-feira, maio 04, 2005
Ok prontes, já está.
Algumas novidades:
1. Saiu finalmente o livro do nosso colaborador Amâncio Miguel, uma compilação excelente de entrevistas feitas aos músicos moçambicanos, editada pela Marimbique. Um sonho partilhado há 4 anos e está nas bancas a 150 mil meticais. Marrabentar é o título e uma grande maioria destas entrevistas já sairam na nossa revista QP. Estou que nem mãe galinha babada por ver um filho ir para o primeiro dia de escola. Aceitam-se encomendas.
2. Os nossos chapas já andam identificados. Já voltei a esta terra faz este ano 11 anos (tantos) e pela primeira vez vejo identificação nos chapas (taxis). Agora já me sinto mais referenciada, sei para onde estamos a ir. Puxa demorou.
3. A mudança do meu escritório já se deu sim. Uffffffffff. Estamos agora voltados para o rio, vemos a Catembe e a baixa maputense todinha, linda como sempre e uns finais de dias deliciosos. Estamos no Pestana Rovuma Hotel. É que aqueles andares estão a virar escritõrios!!!
4. O frio começa a ser sentido, finalmente. O que quer dizer que JHB (Joanesburgo) está um briol de rachar. Já é preciso levar ceroulas.
5. A minha Zaka foi literalmente assaltada por milhentas carraças minúsculas, que a minha vóvó Alice diz serem "carraças de bois" e hoje foi dia de as tirar todas....com tesouradas. Estas vieram duma tarde passada na Namaacha.
6. As notícias que Portugal está a passar não me estão a interessar fora o referendo que o presidente achou por bem adiar mais um pouquinho. Aqui fica a minha solidariedade por todas as mulheres que não tenham escolha.
7. Maputo continua a ser a minha cidade de eleição, doi-me, doi-me muito o peito por ver uma marginal lindíssima a desaparecer. Salvem as baleias, salvem a marginal de Maputo.
Bejos a todos e em especial a aqueles que por mim vão puxando, daqui e dali. :)
1. Saiu finalmente o livro do nosso colaborador Amâncio Miguel, uma compilação excelente de entrevistas feitas aos músicos moçambicanos, editada pela Marimbique. Um sonho partilhado há 4 anos e está nas bancas a 150 mil meticais. Marrabentar é o título e uma grande maioria destas entrevistas já sairam na nossa revista QP. Estou que nem mãe galinha babada por ver um filho ir para o primeiro dia de escola. Aceitam-se encomendas.
2. Os nossos chapas já andam identificados. Já voltei a esta terra faz este ano 11 anos (tantos) e pela primeira vez vejo identificação nos chapas (taxis). Agora já me sinto mais referenciada, sei para onde estamos a ir. Puxa demorou.
3. A mudança do meu escritório já se deu sim. Uffffffffff. Estamos agora voltados para o rio, vemos a Catembe e a baixa maputense todinha, linda como sempre e uns finais de dias deliciosos. Estamos no Pestana Rovuma Hotel. É que aqueles andares estão a virar escritõrios!!!
4. O frio começa a ser sentido, finalmente. O que quer dizer que JHB (Joanesburgo) está um briol de rachar. Já é preciso levar ceroulas.
5. A minha Zaka foi literalmente assaltada por milhentas carraças minúsculas, que a minha vóvó Alice diz serem "carraças de bois" e hoje foi dia de as tirar todas....com tesouradas. Estas vieram duma tarde passada na Namaacha.
6. As notícias que Portugal está a passar não me estão a interessar fora o referendo que o presidente achou por bem adiar mais um pouquinho. Aqui fica a minha solidariedade por todas as mulheres que não tenham escolha.
7. Maputo continua a ser a minha cidade de eleição, doi-me, doi-me muito o peito por ver uma marginal lindíssima a desaparecer. Salvem as baleias, salvem a marginal de Maputo.
Bejos a todos e em especial a aqueles que por mim vão puxando, daqui e dali. :)
Publicada por
Passada
à(s)
quarta-feira, maio 04, 2005
3 comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Subscrever:
Mensagens (Atom)