quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Almoço na Ponta Vermelha

É aqui mesmo ao lado, almoço buffet que Sua Excia o Presidente da República Dr. Armando E. Guebuza, oferece a alguns escolhidos e convidados. O calor aperta e é ver um dos hábitos aqui deixado pelo português: fato escuro, gravata, tudo mas mesmo tudo, salvo excepções femininas, se encontra bem engravatado e está um calor infernal. Fiquei a saber que o Jorge Sampaio o único Presidente que veio da Europa (mas não são os Ingleses que querem dar dinheiro???), tem uns óculos fotogray.

A transmissão em directo do almoço, que é ver pessoas a comerem (em termos televisivos não tem interesse nenhum, mas as minhas empregadas pouco ou nada estão a conseguir trabalhar só querendo espreitar para a tube), e a partilhar de facto o momento histórico (a bem ou a mal) da passagem de um Presidente a outro em África. Independentemente das guerras de bastidores políticas, certo é que houve a passagem.

Corre naturalemente pelos boatos o receio que os estrangeiros têm desta nova era com A.E.Guebuza, sendo ele o pai implementador do 20/24. Mas não creio que seja essa a atitude política deste novo, mas já tão antigo dirigente. Por muitas razões.

Dizia eu ontem numa conversa com um puto de 22 anos e que já esteve a fazer uma desintoxicação: tu és o teu próprio inimigo. Moçambique (tal como Portugal) não foge a essa regra.

No meu caso específico, com toda a modéstia possível ter nestas alturas, só posso ficar contente com toda esta paz que se vive neste momento, dada a minha opção de cá viver.

Enquanto uns almoçam outros vão pagando os impostos!

Geoloc Free Tool

Tenho lá em baixo, já faz umas semanas ... mas não funciona!

Ministro de barba na RTP

Foi impressão minha, ou eu vi no telejornal da noite o Ministro da Administração Interna (se não me engano) a fazer uma inauguração duma esquadra de barba por fazer, com ar cansado e desgastado? Sim são humanos, claro. Mas uma inauguração com a barba por fazer?

Armando E. Guebuza

Pequena pausa a Lisboa. É que neste momento prepara-se a investidura do novo Presidente de Moçambique. Estes últimos dois dias têm sido marcados pelas bandeiras vermelhas, verdes, amarelas e brancas, painéis com dizeres democráticos e patrióticos, um movimento que estranhamente não se sentiu para as eleições.

Este momento é sem dúvida de maior excitação. Um amigo meu tem oficina dentro da base aérea, ontem fui lá dar umas marteladas ao pára-choques porque está sempre a cair (um novo para um BMW 525 é extremamente caro) e lá vi uma catrafada de aviões de todo o mundo para virem assistir à entrada do Armando E. Guebuza.

Não se trabalha hoje, nem amanhã e Sexta só doido é que cá estarão, tudo irá fazer ponte decerto. Eu também, iremos sair, passear por esta África fora sem destino, fazer kilómetros e andar nas cavalitas de uns elefantes pelo kruger park.

A ver se para a semana que vem já temos presidente, ministro e companhia limitada para nos governar e esta malta começa a trabalhar.

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Cheira bem, cheira a Lisboa II

Passada

E por ordem decrescente sem a devida importância atribuída:

10. Toda a arte manual que conheci portuguesa, adoro, fascina: os passeios (que para mim eram simples passeios, passaram a ser quadros em pedra), azulejo, pintura, escultura

9. Doçaria - e o português morre pela boca, gastei horas intermináveis na "Versailles".

8. Os cafés, o hábito de café depois de jantar e as bicas bebidas a ferver e queimar a goela.

7. O peso histórico da cidade. Marcou-me especialmente uma casa na mouraria do Séc.XVI por estar em pé, entre tantas outras mais recentes.

8. O Bairro Alto, Mouraria, Óbidos, Évoramonte...as ruelas apertadinhas dentro de muralhas como se de braços duma mãe se tratasse, a proteger a cidade. Uma cidade. Águas furtadas...

9. Os estacionamentos "encaixados" "encaixotados" "filados" e todo o mundo lá consegue seguir caminho (depois das tais asneiradas),

8. Casas na cave. A janela da sala era onde o cão da vizinha marcava território. Uma amiga vivia numa casa T3 na cave. A cave adquiriu para mim contornos engraçados.

7. O Guincho, o Guincho, o Guincho, O GUINCHO!

6. Sintra, única. meus passeios preferidos

5. Além da doçaria, encantei-me pelos sabores portugueses: cozido à portuguesa, as pataniscas, o peixe espada grelhado com molho de limão aaaiiiiiiii!

4. Os transportes públicos: além de existirem de facto são bastante completos i.e: autocarros, metros, taxis, cacilheiro. Dar uma ideia - JHB é maior que Lisboa algumas vezes, mas não tem transportes públicos que se preze. Ou carro ou estamos mal.

5. A paisagem lisboeta só descrita por um trovador. É linda e é viva.

4. Os eléctricos, que apesare de ter existido por estas bandas, no meu tempo já não os apanhei e ADOOOOOORO os amarelinhos.

3. Pastéis de nata tem direito a um ponto só para eles, que perdição e têm de ser comidos em Belém, lá naquela própria, quentinhos

2. O bacalhau tive que aprender a gostar, tem arte própria.

1. Os Alentejanos. São adoráveis a dar orientações!!!